Uma deformação bem comum em pneus é o aparecimento de bolhas. Elas, em geral, originam-se de impactos contra buracos ou obstáculos, principalmente com baixa calibragem. As bolhas no pneu indicam o rompimento de alguns elementos da carcaça, o que sobrecarrega os demais e pode rompê-los, fazendo estourar o pneu, o que pode causar um grave acidente.

Pneus com esse tipo de deformação são imprevisíveis e inseguros, após a identificação das bolhas é necessário providenciar o quanto antes a troca do pneu danificado.

A bolha não surge imediatamente após o impacto, podendo levar quilômetros para que se torne visível, por isso é preciso que o motorista faça inspeções periódicas para verificar o estado do pneu.

Em situações extremas, onde não há como efetuar a troca imediata do pneu e é necessário rodar com o pneu nesta condição. Recomenda-se que o pneu deformado seja utilizado sempre no conjunto dianteiro, nunca no eixo traseiro, pois o motorista tem a direção para compensar e tentar corrigir a direção do veiculo em caso de explosão repentina. Enquanto no conjunto traseiro, o motorista pode contar apenas com a própria suspensão.

É importante ressaltar que serviços de borracharia não resolvem o problema, só disfarçam. Por fora o pneu pode não apresentar nenhuma deformação, mas, o dano causado a estrutura do pneu continua lá, pronto para estourar a qualquer momento. O correto mesmo é trocar o pneu com bolha por um pneu novo.

Na Itaro você encontra as melhores marcas pneus  do mercado pelos menores preços, além de serviços automotivos diretamente no site, e o melhor, a instalação é grátis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *