Como todo produto manufaturado, os pneus possuem prazo de validade. Ao contrário do que muitos pensam, os pneus são produtos perecíveis, com vida útil cerca de cinco anos após a da data de fabricação.  

Diferente da maioria dos produtos que tem sempre a data de validade estampada, os pneus possuem a semana e o ano de fabricação gravadas no flanco do pneu. Para achar a data de fabricação, basta observar a área de identificação do pneu, onde encontramos um número de série composto por 11 dígitos em seguida à palavra “DOT” (que identifica o “Department of Transportation” dos EUA e que instituiu este tipo de marcação). Os quatro últimos dígitos deste número identificam a data de fabricação do pneu (dois dígitos para a semana e dois para o ano). Por exemplo: 2812 significa que foi produzido na 28ª semana de 2012, ou seja, foi fabricado em julho de 2012. A partir daí é só fazer a conta: somando cinco anos, você saberá o prazo de validade do pneu.data de fabricação do pneu

A inscrição DOT é utilizada no Brasil porque o mercado nacional adota o padrão norte-americano de informações de pneus. Nos EUA, os fabricantes são obrigados, por lei, a fornecerem a data de fabricação de modo padronizado, como foi explicado acima. Além disso, a regulamentação exige que os números de identificação devam informar o local de produção, tamanho do pneu e as especificações do fabricante para o modelo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *