Faq itaro header

Como saber o limite de velocidade de um pneu?

Seguir

Assim como nós possuímos o RG, os pneus também dispõem de um tipo de "documento de identidade" que está localizado no flanco do pneu, contendo vários dados importantes. Uma das muitas informações presentes na lateral do pneu é o índice de velocidade.

O índice de velocidade indica a velocidade máxima na qual um pneu pode aguentar a carga correspondente ao seu índice de carga, nas condições de serviço especificadas pelo fabricante. Ele vem descrito logo após o índice de carga. Veja no exemplo abaixo:

O limite de velocidade é dado em código alfabético, com cada letra correspondendo a uma velocidade em km/h, sendo a letra "A" a mais baixa e a letra "Y" equivalendo a mais alta. No nosso exemplo temos o "W" como índice de velocidade, isso significa que a velocidade máxima em que o pneu pode rodar com segurança é 270km/h. É importante lembrar que os fabricantes aplicam estes índices de velocidade para pneus em bom estado. Se os pneus estiverem danificados (hérnia ou corte), sobrecarregados pelo peso, não forem calibrados ou foram recauchutados, estes índices deixam de ser aplicados.

Segue abaixo a tabela dos indícios de velocidade.


A Itaro adverte: O índice de velocidade é um valor indicativo associado às capacidades dos pneus; em caso algum autorizamos o condutor a acelerar além dos limites legais de velocidade.

Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

Powered by Zendesk